terça-feira, 17 de abril de 2012

CIÊNCIA - Regiões Escuras de Marte são Compostas de Vidro

Regiões Escuras de Marte são Compostas de Vidro



São Paulo - Cientistas da Universidade Estadual do Arizona, nos EUA, encontraram regiões escuras em Marte que parecem ser feitas de vidro forjado em antigos vulcões. O artigo foi publicado no periódico científico Newscientist.
Os pesquisadores Briony Horgan e Jim Bell analisaram zonas de absorção de infravermelho, recolhidas pela sonda Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA). Eles descobriram regiões parecidas com as características do ferro em vidro vulcânico, uma substância formada quando o magma resfria tão rápido que os minerais não conseguem se cristalizar. Então, o vidro ganhou o mesmo tamanho de grãos de areia.

Essa região tem mais de dez milhões de quilômetros quadrados na parte norte de Marte. Apesar de algumas medições indicarem que elas eram diferentes de outras regiões escuras de Marte, sua composição ainda era incerta até a descoberta de Horgan e Bell. Outras áreas escuras são compostas de basalto.
Os cientistas ainda não conseguiram descobrir como esses grãos se formaram. Uma das possibilidades é que o magma tenha interagido com água congelada e neve. Dessa forma, essas regiões se tornariam locais em potencial para o abrigo de vida por apresentar uma água rica em substâncias químicas.
Fonte :

Nenhum comentário:

Postar um comentário