terça-feira, 17 de abril de 2012

HOMENAGEM - Elis Regina

A cantora Elis Regina com seu estilo muito particular marcou uma década e até hoje sua voz alcança e agrada muitas pessoas.


Elis ReginaConsiderada por diversos críticos a melhor cantora e intérprete de todos os tempos Elis Regina Carvalho Costa marcou sua década com interpretações impecáveis e uma voz forte, marcante e que emociona. Elis surgiu dos Festivais de música popular brasileira  dos anos 60, assim como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil entre outros. Foi a grande revelação do festival em 1965 ao cantar “Arrastão” de Vinícius de Moraes e Edu Lobo e então recebe o título de primeira estrela da canção popular brasileira da TV.
Elis Regina e Ari Rêgo.

O início

Nascida na capital do Rio Grande do Sul em 17 de março de 1945, Elis iniciou sua carreira muito cedo, com apenas 11 anos de idade fez sua primeira apresentação em um programa da rádio, apresentado por Ari Rego  e logo aos dezesseis anos, grava seu primeiro LP.

O estilo

Album Elis ReginaA “pimentinha” como era chamada, tinha como meta a perfeição. Exigia de si, de sua voz, de seus músicos e compositores, queria e fazia com excelência suas apresentações. Seu estilo musical interpretado como o “fino da bossa nova”, tonava-se uma referência vocal desse gênero. Cantou em outros estilos também, como o samba “Tiro ao Álvaro” e “Iracema”.

As canções e a ditadura

Disco de Elis ReginaAtravés de suas canções, Regina criticou diversas vezes a Ditadura brasileira , que exilou e perseguiu muitos de seus amigos músicos. Uma de suas músicas com teor crítico, mas que teve grande repercussão foi “O bêbado e o equilibrista”, pois a canção marcou a volta de muitos brasileiros exiliados, a partir de 1979.

A partida

Em 19 de Janeiro de 1982, Elis Regina falece aos 36 anos de idade, devido complicações de uma overdose de cocaína e bebida alcoólica. Foi sepultada no Cemitério Morumbi.
Suas canções ecoaram por décadas e ainda hoje se mantém vivas, causando impacto em todas as gerações. Elis deixou três filhos, João Marcelo Bôscoli, fruto do seu casamento com o Músico Ronaldo Bôscoli, Pedro Camargo e Maria Rita, filhos de seu segundo marido o pianista César Camargo Mariano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário