quarta-feira, 7 de março de 2012

SUL DE MINAS - Fonte Fica Dentro de Bosque, Em Frente ao Parque das Águas Em São Lourenço-MG. Ela Nunca Foi Aberta Ao Público

Uma fonte de água mineral carbosulfoferruginosa fluoretada, rica em sais minerais, que segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), é a única do tipo existente no mundo, está abandonada em São Lourenço, no Sul de Minas. A fonte fica dentro do Bosque Municipal, em frente ao Parque das Águas da cidade, que só no ano passado, recebeu a visita de 330 mil pessoas. Hoje o município já possui sete fontes de água dentro do parque.
Hoje, o mato alto toma conta de tudo e a água deixou de jorrar. A bomba de água foi levada pelos ladrões. A Nestlé, que explora e distribui a água mineral do município, chegou a fazer testes de vazão da fonte, mas ela nunca foi aberta ao público.
Segundo a superintendente ambiental de São Lourenço, Janimayri de Almeida, um termo de parceria entre a prefeitura e a empresa chegou a ser firmado para colocar o bosque e a fonte em funcionamento. A Nestlé chegou a construir um fontanário e cedeu a área por 25 anos para o município. Mas a prefeitura, na época, não deu seguimento aos pedidos de licença ambiental. Ainda conforme a superintendente, a área onde está a fonte sofre com inundações que podem contaminar a água.
A Nestlé informou por meio de nota que tem um contrato com a prefeitura desde 2003, mas que as obrigações de limpeza e melhorias no local são de responsabilidade da administração municipal. A empresa também informou que vai manter contato com a prefeitura para buscar a melhor solução para a fonte.
 




FONTE: EPTV.com  - BARROPRETONET